Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos

26/09/2016

Calourada Preta da UERJ


Nesta última quarta(21), a Frente Negra da UERJ com apoio do Programa de Estudos dos Povos Africanos e Afroamericanos- PROAFRO, realizou a primeira Calourada Preta dentro da Universidade.
A calourada foi pensada pelos seus componentes como um espaço de promoção da identidade negra aos pretos e pretas recém chegados na universidade, um espaço tão embranquecedor.- Diz Jamal, integrante da Frente Negra da UERJ.
Foi realizado um CineDebate com exibição do curta "Cores e Botas" e do sexto episódio da primeira temporada de " Um maluco no pedaço", que abordaram temáticas sobre a relação de identificação da negritude por parte dos personagens, buscando despertar também a identificação de quem assistiu. Logo após os filmes, ocorreu um debate com apontamentos e a troca de relatos e experiências entre os participantes.

Sobre a Frente Negra da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
A Frente Negra da UERJ foi formada durante o período de ocupação dos estudantes em 2015, numa atmosfera de crise da universidade e do Estado do Rio de Janeiro em reação aos ataques a seus direitos de permanência com qualidade na universidade, agravados pela crise financeiro-administrativa que a UERJ ainda vive, e pela insatisfação com a representatividade das forças políticas e suas pautas, que disputavam o rumo da ocupação(e depois greve), incapazes de contemplar a situação do negro na universidade.

Diante desse contexto, com intuito de reunir e acolher os estudantes negras e negros da UERJ de diversas áreas, cursos, campus e ideologias políticas para refletir e dialogar sobre nossa condição e para traçarmos nossos rumos de resistência e permanência na Universidade.

(Por João Pedro Dutra Henrique da Silva, Bolsista de Extensão- PROAFRO)









Nenhum comentário:

Postar um comentário