Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos

CINEAFRO UERJ

O CINEAFRO UERJ é uma atividade do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afroamericanos que tem como objetivo divulgar, exibir e debater produções de cinema africanas e da
diáspora que contribuam nas reflexões sobre as relações étnico-raciais e sócio-culturais na contemporaneidade.

O projeto tem entre suas finalidades promover reflexões sobre a cultura e os modos de vida dos povos do continente africano e sua história na diáspora. Também intenta provocar debates sobre a construção e manutenção do racismo e a discriminação étnico-racial nas sociedade contemporâneas. A resistência da população negra é abordada à partir da mídia cinematográfica, especialmente filmes produzidos por cineastas negras/os como uma expressão cultural capaz de envolver diferentes segmentos na discussão sobre a questão étnico-racial em diferentes campos da vida social. 

No continente africano em um período de 30 anos (1963-1993), mais de 400 filmes longas-metragens foram feitos por cineastas africanos em toda a África. A construção do cinema subsaariano coincidiu com a independência de muitas nações africanas depois de anos de subordinação colonial. Os filmes produzidos por cineastas africanos têm um grande comprometimento com as questões da cultura africana e das identidades nacionais. O filmes produzidos na África têm voz, conteúdo e opção estética muito ricos, em geral, com sentido histórico, e criativamente comprometidos com a realidade social do continente. São exemplos de incorporação das tradições orais e costumes regionais que popularizam reflexões cujo alcance no cotidiano é limitado pelas próprias contradições da realidade concreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário