Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos

28/09/2015

Memória do tráfico negreiro será tema do próximo Conversando com Sua História

A última aula do Curso Conversando com sua História deste mês de setembro acontecerá na próxima segunda-feira (28), às 17h, na Biblioteca Pública do Estado (Barris). Atividade promovida pelo Centro de Memória da Bahia – unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – o Curso Conversando com sua História já alcançou neste ano mais de 1500 pessoas, entre professores, historiadores e estudantes, com uma série de palestras com temáticas voltadas para a história da Bahia.

A História do tráfico atlântico de escravos encontra-se registrada nos diversos Arquivos Baianos. Dentre os principais repositórios dessas fontes estão o Arquivo Público do Estado da Bahia, Arquivo Histórico Municipal de Salvador e Arquivo Histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Sob esse viés, os professores e historiadores Urano Andrade e Cândido Domingues conduzirão a aula, com o tema “Arquivos baianos como espaço de memória do tráfico negreiro”.

“Essa documentação encontra-se dispersa nessas instituições e, ao longo do tempo, vem fundamentando a produção de monografias, dissertações, teses e livros no Brasil e no exterior. Agregando informações sobre esses arquivos, esta palestra apresenta algumas experiências de pesquisas com essa documentação, que contribuem com a preservação da memória do tráfico de escravos na América e, especialmente, na Bahia”, relata Urano.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Fonte: Secretária de Cultura do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário