Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos

16/07/2015

NUFAC capacita jovens para atuar como promotores da cultura afro-brasileira



Lançado em 2012, o NUFAC é uma ação da Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC) que cria oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos. A iniciativa possibilita a implantação de Núcleos de Formação, voltados para capacitação profissional de jovens negros para o mercado da cultura. Já foram investidos cerca de R$ 10 milhões entre 2012/2013 com recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

A segunda edição do programa, lançada em 2013, teve um prêmio de mais de um milhão e meio de reais. Para distribuir esse incentivo, foram contemplados nove projetos em diferentes regiões do país: Salvador Candeal (BA), Salvador Rio Vermelho (BA), Distrito Federal, João Pessoa (PB), Codó (MA), Olinda (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ) e Anastácio (MS). A partir da celebração do convênio, os vencedores possuem no mínimo seis e no máximo 10 meses para executar a proposta. Dos projetos contemplados, sete ainda estão em execução.

Com o objetivo de qualificar jovens para atuar no mercado de trabalho como promotores da cultura afro-brasileira, o NUFAC busca alternativas para prevenir as situações de exclusão e violência, ainda presentes nas realidades das mulheres e homens jovens negros e das periferias do país. Desde o início das ações em 2012, já foram atendidos 1.800 jovens em todo Brasil.

O NUFAC é um dos mais relevantes programas federais que visam à capacitação de jovens negros em situações de vulnerabilidade. Por isso, a Presidenta da Fundação Palmares salientou a necessidade de solidificar esta iniciativa em uma política pública mais concreta: “Precisamos dar continuidade a este movimento. Por isso, estamos estudando a possibilidade de transformar esse Projeto em um Programa que dialogue com a agenda do enfrentamento ao extermínio da juventude negra”, disse.

NUFAC Salvador Candeal (BA): A cerimônia de certificação dos alunos do projeto NUFAC Candeal será na próxima quinta-feira (16), a partir das 19h, no Candyall Guetho Square (BA). A presidenta da Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC), Cida Abreu, fará a entrega simbólica do certificado a um aluno de cada curso.

Com um investimento global de mais de 332 mil reais, a Associação Pracatum executou, durante seis meses, o Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra, cursos de formação profissional de Disc Jóquei–DJ, operador de áudio e produtor cultural, além do módulo étnico racial.

O encerramento do evento, conta com a apresentação musical dos alunos do curso de Disc Jóquei-DJ, entrega dos certificados e a atração musical Double dee King/Groove feat Itawa, que é uma fusão da música eletrônica, com percussão e canto afro-brasileiros unidos a ritmos do Candeal.

Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário