O evento faz parte do II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (FLIDAM 2014). Após a exibição do filme do diretor Stanley Nelson, aconteceu um debate, mediado pelo vice-cônsul, John P. Callan, que respondeu às perguntas do público presente.
O filme narra a história dos "Freedom Riders" (Cavaleiros da Liberdade), ativistas do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos durante a década de 60. O grupo viajava pelo transporte interestadual americano do segregado sul dos EUA, a fim de desafiar a as decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos e para exigir igualdade de acesso nos transportes públicos, restaurantes e salas de espera.
Apesar da chuva e do horário avançado, o especialista em assuntos culturais do Consulado Geral dos Estados Unidos, Victor G. Tamm, disse estar feliz com o evento e a participação dos presentes. “Para nós é importante desenvolver uma relação com públicos com os quais habitualmente não temos contato. O FLIDAM é uma excelente oportunidade para isso”, comentou Victor.
O FLIDAM é uma parceria formal entre o IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de São João de Meriti e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, e busca uma reflexão que una os aspectos relacionados a diáspora africana e a literatura. O festival conta com o FLIDAMCine, que é uma mostra temática de cinema.
Na noite da sexta-feira anterior, dia 30 de maio, ocorreu na Câmara Municipal do Município de São João de Meriti, uma audiência pública sobre o festival. A audiência contou com a presença dos militantes da educação, cultura, direitos humanos e igualdade racial no município, contou ainda com a participação do Vereador Alfredo Queiroz, que abriu os trabalhos. O prof. Rodney Albuquerque conduziu uma apresentação detalhada sobre os avanços alcançados até aquele momento e como está sendo pensado o festival para novembro deste ano.
Fonte: http://www.ifrj.edu.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário