Ator, diretor e dramaturgo, Ubirajara Fidalgo foi uma das grandes figuras emblemáticas do Movimento Negro no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. Um dos principais articuladores do Instituto de Pesquisa e Cultura Negra (IPCN), criado em 1975 com o objetivo de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial.
Fundador do Teatro Profissional do Negro (TEPRON), aliou a montagem de seus textos teatrais às questões relevantes relacionadas ao racismo, a discriminação no Brasil contemporâneo, o preconceito, a homofobia, a misoginia, desigualdade social e a ditadura militar. Os temas eram amplamente abordados nos debates políticos de cunho social realizados após as apresentações de suas peças.
Foi precursor na inclusão de atores de periferias e favelas em uma companhia de teatro profissional, por meio da promoção de oficinas e workshops profissionalizantes. A memória e a história do ícone do teatro negro brasileiro ficou registrada com seu último trabalho em vida a encenação da peça “Tuti”, no Teatro Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal, em 1985.
Fonte: Fundação Palmares
Nenhum comentário:
Postar um comentário